Modalidades

Andebol

As origens desta modalidade remontam ao tempo da Primeira Guerra Mundial. É modalidade olímpica desde os Jogos Olímpicos de Berlim. A variante em cadeira de rodas é praticada por atletas com deficiência motora.

Atletismo

O Conjunto das suas disciplinas constitui uma das formas mais antiga de competição organizada. O atletismo integra os Jogos Olímpicos desde Atenas (1896) e os Jogos Paralímpicos desde Roma (1960).

Boccia

Modalidade criada para atletas com paralisia cerebral e doenças neurológicas afins. Tornou-se um desporto de competição nos Jogos Paralímpicos de Nova Iorque, em 1984. É já praticada por atletas com e sem deficiência.

Canoagem

Modalidade introduzida em 1840, com a criação dos primeiros clubes e competições entre 1880 e 1890, a sua estreia deu-se nos Jogos Olímpicos de Berlim. A introdução nos Jogos Paralímpicos acontecerá em 2016.

Ciclismo

A introdução da modalidade ao nível olímpico deu-se no ano de 1896, nos Jogos Olímpicos de Atenas, os primeiros da Era Moderna. 1988 marcou a entrada da modalidade na vertente paralímpica em Seul.

Dança

A dança é uma forma de expressão que acompanhou o Homem ao longo da sua evolução. A vertente adaptada, em cadeira de rodas, surgiu em 1968, na Suécia. As primeiras competições disputaram-se em 1975.

Equestre

A relação entre o homem e o cavalo remonta aos tempos pré-históricos. Esta relação evoluiu também na vertente desportiva. É modalidade olímpica desde os Jogos de Paris e paralímpica desde Atlanta, 1996.

Futebol

Actividade que remonta aos séculos II e II a.c., é modalidade olímpica desde Paris e paralímpica em Futebol de 5 (para a deficiência visual) desde 2004 e em Futebol de 7 (paralisia cerebral) desde 1984.

Goalball

Criada em 1946, após a Segunda Guerra Mundial como forma de reabilitação de soldados cegos em combate, foi integrada no conjunto das modalidades paralímpicas no ano de 1976.

Jogos tradicionais

Nesta modalidade estão agrupadas atividades enraizadas na cultura portuguesa e que permitem explorar diferentes competências dos atletas, a que se junta a componente lúdica e de socialização.

Lutas amadoras

A luta foi uma das modalidades desportivas praticada já desde a Grécia Antiga. A luta livre e a luta grego-romana ntegram a lista de desportos olímpicos desde os Jogos de Saint Louis, 1904 e Atenas, 1896, respetivamente.

Natação

Esta modalidade foi mais uma das que integrou a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna (1896), em Atenas. A vertente paralímpica existe desde os Jogos Paralímpicos de Roma, 1960.

Orientação

Modalidade originária da Suécia (1918) tem como objetivo o cumprimento de um percurso, em terreno variado e desconhecido, passando por todos os pontos de controlo e no menor espaço de tempo possível.

Rugby

Modalidade originária da Inglaterra, passou a integrar o conjunto de modalidades olímpicas nos Jogos Olímpicos de Paris. A vertente paralímpica foi criada em 1976 e estreou-se nos Jogos Paralímpicos em Sydney.

Slalom em cadeira de rodas

São corridas de obstáculos em cadeira de rodas. Os obstáculos exigem ao praticante rapidez, coordenação, força e técnica para os superar no menor tempo possível e cometendo o menor número de erros.

Surf

A origem da modalidade é controversa, havendo registos de atividades similares ao surf por parte de polinésios e peruanos há alguns milhares de anos. Ainda assim, é ao Havai que se atribui a criação do surf há 1000 anos.

Ténis de mesa

O surgimento desta modalidade data do séc. XIX. Nesta modalidade a vertente paralímpica surgiu mais cedo que a olímpica, existindo de 1960. A vertente olímpica surgiu nos Jogos Olímpicos de Seul, 1988.

Ténis em campo

Criada no séc. XIX, integra os Jogos Olímpicos desde a sua primeira edição em 1896. A vertente paralímpica, em cadeira de rodas, surgiu quase cem anos mais tarde, nos Jogos Paralímpicos de Barcelona, 1982.

Vela

Apesar da Federação Internacional de Vela ter sido criada apenas em 1904, esta uma modalidade integra os Jogos Olímpicos desde 1896. A vertente paralímpica iniciou-se nos Jogos Paralímpicos de Sydney, 2000.

Voleibol sentado

A criação desta modalidade remonta ao ano de 1895, nos EUA. A vertente olímpica iniciou-se nos Jogos Olímpicos de Tóquio, 1964. A vertente adaptada, marca presença nos Jogos Paralímpicos desde 1980.